Igreja lamenta pobreza em muitas famílias por diminui ofertas nas missas
A Igreja Católica em Angola regista uma fraca participação de fiéis nas oferendas, para a sobrevivência dos sacerdotes nas paróquias, problema resultante da pobreza em muitas famílias.

De acordo com o presidente da Comissão Episcopal do Clero da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), D. Benedito Roberto, que falava a fonte da Angola-Online, durante o primeiro intervalo da jornada de ontem do Congresso Nacional do Clero de Angola.

Afirmou que é preocupante a situação económica dos sacerdotes em Angola, sobretudo dos que estão localizados no interior do país.

O prelado católico explicou que há sacerdotes que estão desafogados, por estarem inseridos no mercado de trabalho, mas há outros que dependem das ofertas dadas nos dias de missa. 

“Temos situações, sobretudo, no interior do país, em que, numa missa, o povo dá mil kwanzas”, acentuou D. Benedito Roberto, que disse serem as dioceses do interior as que mais necessidades apresentam.

Quando lhe foi perguntado se a difícil condição económica de alguns padres não tem contribuído para a redução do moral, o prelado católico respondeu que os sacerdotes não desistem da missão evangelizadora por causa da pobreza económica e estão sempre imbuídos pela fé e pela esperança na melhoria da vida económica das populações.

No seu entender, a melhoria da situação económica dos sacerdotes em Angola passa necessariamente pela melhoria das condições sociais e económicas das populações. 

O presidente da Comissão Episcopal do Clero da CEAST disse que os fiéis católicos devem, em cada paróquia, criar mecanismos para sustentar o seu sacerdote.

“Não podemos olhar para a paróquia como um lugar de gente que precisa de esmola, mas como um lugar de gente capaz de sustentar o seu próprio sacerdote”, acentuou D. Benedito Roberto, que disse não haver ainda um documento sobre a situação económica dos sacerdotes em Angola.

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0