Futebol mundial em luto
O ex-futebolista angolano Joaquim Alberto da Silva "Quinzinho", falecido na última segunda-feira (dia 15), vítima de um ataque cardíaco.

O antigo futebolista, de 45 anos, é pai de Xande Silva, jogador do West Ham, de Inglaterra, que representou o V. Guimarães.

Natural de Luanda, Quinzinho fazia a habitual corrida de manutenção na Região de Alverca, quando se sentiu mal e teve uma paragem cardíaca.

O antigo futebolista notabilizou-se no ASA, FC do Porto (Portugal) pela sua velocidade e capacidade de remate, e também pela selecção nacional, pela qual  marcou o primeiro golo na estreia de Angola numa fase final da Taça das Nações (CAN) em 1996, na África do Sul.

Na prova continental de 1998, no Burkina Faso, marcou em duas ocasiões. Efectuou 25 partidas pelos Palancas Negras, tendo marcado 9 golos no total. 

O ex-atacante também jogou pelo Rio Ave, Farense, Desportivo das Aves, Estoril de Praia (equipas de Portugal) e Rayo Vallecano (Espanha).

No Porto (1995/96 e 1998/99) jogou 24 vezes e marcou 8 golos, naquelas que foram as suas melhores épocas no exterior do país.

Terminou a carreira em Angola, onde, em 2017, foi técnico-adjunto do Recreativo do Libolo, clube do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Girabola”.

Além do ASA, em Angola jogou igualmente pelo Recreativo da Caála e depois evoluiu em vários clubes na China. Ao longo da carreira desportiva, fez um total de 194 jogos e marcou 53 golos.

Quinzinho será enterrado na cidade portuguesa de Lisboa, nos próximos dias, a pedido da sua família.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0