Funcionários do Ministério da Agricultura detidos por desvio de fertilizantes
Dois funcionários do Ministério da Agricultura e Florestas e quatro da Administração do Bocoio, na província de Benguela, foram detidos, há uma semana, por suspeitas de desvio de fertilizantes, num esquema que prejudicou centenas de famílias camponesas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

As detenções partiram da Procuradoria-geral da República (PGR), no seguimento de um processo de burla por defraudação, abuso de confiança e especulação, que coincidem com queixas de escassez de adubos entre a classe produtora, embora se preconize uma colheita aceitável.

Duas fontes contactadas, ambas ligadas ao Ministério da Agricultura e Florestas, referem que a subvenção do Estado, com o saco a custar seis mil kwanzas, metade do preço praticado pelos fornecedores privados, tem alimentado esquemas de desvio de fertilizantes.

O produto aparece no chamado “mercado negro”, ficando o camponês associado, sem o incentivo à produção, tal como relatam as mesmas fontes, que falam em grandes quantidades desviadas.

No Bocoio, 110 quilómetros da cidade de Benguela, onde foram detidos os chefes das secções municipais da Agricultura e da Estacção de Desenvolvimento Agrário, José Domingos e Paulo da Silva Cabaça, associações de camponeses dizem que ainda não tiveram contacto com o plano de distribuição dos fertilizantes, quase cinco meses após a abertura da campanha agrícola.

A VOA  avança que não conseguiu a versão da defesa dos agentes suspeitos, que viram o Ministério Público aplicar prisão preventiva como medida de coacção pessoal, conforme indica uma nota da Delegação do Interior distribuída à imprensa.

Fonte: Sapo Notícias

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1