EUA alerta Brasil a recusar equipamentos da Huawei 5G
Os Estados Unidos da América, estão a alertar os brasileiro no sentido de recusarem a implementação da Huawei 5G, alegando possível espionagem a mando do Governo.

Anúncio

Anúncio

Segundo o jornal folha de São Paulo, alguns representantes do presidente Donald Trump estão a reunir com autoridades do Brasil, para explicar as preocupações em relação ao equipamento fornecido pelos chineses, principalmente envolvendo as acusações sobre espionagem a mando do governo.

Para reforçar a opinião, mesmo sem citar directamente a Huawei, os norte-americanos chegaram a sugerir nos encontros que, se o país escolher telecomunicações "não confiáveis", o aprofundamento da parceria no campo de defesa entre Estados Unidos e Brasil pode ser comprometido.

O leilão do 5G no país só deve acontecer no fim do ano que vem, de acordo com a Anatel, mas a lista de empresas que podem assumir o equipamento deve ser divulgada com antecedência.

Além da Huawei, que é a líder no sector, empresas como Nokia e Ericsson disputam os contratos, embora as autoridades dos Estados Unidos estão pressionando o Brasil para que a companhia em referência, não seja a escolhida. 

Brasil ainda não seleccionou a empresa que será responsável pela implementação do 5G no Brasil, mas o relacionamento comercial com a China e, consequentemente, com a Huawei foi bastante desenvolvido durante o último encontro dos países membros do BRICS, realizado em Brasília no início de Novembro deste ano.

Fonte: TecMundo

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0