Estudantes do ensino superior rejeitam propinas e anunciam manifestação
O Movimento dos Estudantes do Ensino Superior, rejeitou nesta quinta-feira, 21, a nova proposta de propina para as universidades públicas apresentada pelo Governo e anunciou uma manifestação para o dia 30 de Novembro para exigir a anulação da iniciativa.

Publicidade

Publicidade

Em reacção, o responsável do Movimento dos Estudantes, Arante Kivuvu, afirmou nesta quinta-feira que, a maioria dos jovens estudantes não possui recursos para suportar mais uma despesa a juntar-se ao material escolar e ao transporte.

“O Estado angolano tinha que criar condições para o empoderamento dos angolanos e só depois implementar o pagamento de propinas", sustenta Kivuvu, afirmando não haver garantias de que "o valor avançado pelo Governo não venha a ser alterado, em função da persistente desvalorização do kwanza".

A posição foi tomada depois de o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, ter sugerido aos estudantes na terça-feira que o valor das propinas se situem entre 1.050 e 2.100 kwanzas por mês.

A decisão, aprovada pela Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, foi justificada com a necessidade de “os estudantes comparticiparem na produção do serviço educativo, na medida em que o custo por estudante, no ensino universitário, é muito superior ao valor da proposta em discussão”.

A ideia, segundo Eugénio da Silva, é fixar o valor da propina anual ao equivalente a meio salário mínimo nacional obrigatório, ou seja, entre 10.500 kwanzas e 21.100, kwanzas, repartidos pelos 10 meses do ano escolar.

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1