Especuladores de preços alertados sobre punição
Os especuladores de preços nos estabelecimentos comerciais e demais negociantes no país, foram alertados hoje, segunda-feira 01, em Luanda, que vai haver punição severa, sobre quem aumentar indevidamente os preços, com a entrada em vigor do IVA.

Segundo Vera  Daves, secretária do Estado para Finanças e Tesouro, estão criadas  as condições  para reprimir tais práticas, num combate que vai envolver um grupo  de trabalho  já  constituído por  técnicos do Ministério do Comércio,  através  do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), da Polícia  Económica, além de uma linha de denúncia  disponível pela Administração Geral  Tributária (AGT).

“Que haverá este risco a partida há. Estamos conscientes disso e apelamos a todos que nos ajudem a reprimir, denunciando”, admitiu Veras Daves durante a conferência de imprensa  realizada a propósito da entrada em vigor do IVA  que  incide sobre bens e serviços produzidos internamente ou importados, com a taxa única de 14%.

“O 01 de Outubro vai representar um marco histórico para o sistema fiscal, visto ser a data que Angola passa  a figurar na lista de  160 países  no mundo que aplicam o IVA, dos  quais  50 em África”,  considerou.

A nível dos países da SADC, Angola é o ultimo país a aderir a este  regime  fiscal que   já  vigora  na RDC, África do Sul, Tanzânia, Moçambique, Botswana, Namíbia, Swatini, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Madagáscar, Ilhas Maurícias, Seychelles, Lesoto e Reino Eswatini.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0