Espanhol atravessa o rio Zaire em cinco horas
O nadador espanhol, Pablo Fernandez, 38 anos, atravessou na sexta-feira, a nado, o majestoso rio Zaire, num percurso de mais de 12 milhas náuticas, aproximadamente 18 quilómetros, em cinco horas.

O espanhol, natural da Catalunha, começou a travessia junto da foz do rio Zaire, concretamente na Ilha Muíla-Nsengue no município do Soyo (Angola) às 12h05 minutos, na presença das autoridades municipais e marítimas locais, entre as quais o administrador municipal adjunto, José Suca Londa, tendo chegado à meta (uma das praias a Noroeste da região do Muanda, na República Democrática do Congo), às 17h05minutos, onde uma multidão o esperava. 

Durante o percurso em que desafiou a força das águas e adversidades, Pablo Fernandez alimentou-se apenas de banana. “Demonstrei que é possível atravessar o rio Zaire a nado. As pessoas pensavam que era uma loucura, mas estou aqui, consegui concretizar o sonho. Fi-lo por inspiração de pessoas e também por uma questão de solidariedade, porque parte do prémio (dois mil euros) será doado para reabilitar uma escola de crianças aqui na RDC”, frisou. 

De acordo com Pablo Fernandez, durante a travessia, os únicos obstáculos que enfrentou foram a excessiva correnteza das águas do rio Zaire e alguns objectos, como paus, lixo e outros que causavam uma sensação de medo, por falta de visão objectiva.

Para o nadador espanhol, o importante foi ter chegado à meta sem nenhum problema. Agradeceu o “apoio significativo” que teve da Capitania do Porto do Soyo, que disponibilizou uma lança e uma equipa que o acompanhou do Soyo (Angola) até ao Muanda, na RDC.

Angola-Online que o espanhol, é um empresário de sucesso, nada para ajudar comunidades pobres, no ano passado, em Dezembro, na África do Sul. Ele nadou cercado por tubarões brancos e tigres. 

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

3
   
2
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0