Cientista nigeriano cria óculos para facilitar a observação de células durante cirurgias
Um cientista de nacionalidade nigeriana, Dr. Samuel Achilefu, criou um óculos denominado Goggles, capaz de ajudar os médicos-cirurgiões na observação de células cancerígenos durante as cirurgias.

Anúncio

Anúncio

A tecnologia criada pelo Dr. Samuel Achilefu, e também professor universitário no EUA, segundo fonte da Angola-Online.net, já foi usada com sucesso em 27 cirurgias por vários médicos cirurgiões, desde cancro da mama, cancro do fígado e cancro da pele.

 “Espero que o dispositivo se torne numa maneira mais barata e mais fácil para os médicos verem tumores à volta do mundo. Como os óculos também projectam a visão do cirurgião no ecrã do computador, eles podem ser adaptados como uma ferramenta de ensino”, referiu.

Com a tecnologia da Achilefu, os cirurgiões conseguem ver os tecidos exactos para remover durante a operação. Ao realizar a cirurgia, um corante peptídico – biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos – é injectado para que se ligue as células cancerígenas.

Os Goggles foram concebidos com base no princípio da imagem óptica. A própria imagem óptica permite a visualização em tempo real do contraste intrínseco e exógeno nos tecidos biológicos do paciente.

Ryan Fields foi um dos cirurgiões envolvidos num estudo piloto do Goggles, que foi um sucesso. “A tecnologia é incrível é quase como ter um microscópio para guiar a tua cirurgia na sala de cirurgia”, afirmou.

Fonte: Bantumen

REAÇÕES

COMENTÁRIOS