BDA recebe financiamento externo para importações
O Ministro da Economia Abraão Gourgel, garantiu esta sexta-feira, que o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), vai passar a conduzir o processo de mobilização de recursos financeiros externos para financiar a componente de importações de projectos de investimento considerados prioritários para o país.
Revista Economia e Mercado

Segundo o comunicado, esta medida visa facilitar a implementação do programa de diversificação da economia angolana definida em Janeiro de 2016, que consta do regulamento aprovado pelo Governo com as regras de mobilização de recursos financeiros externos, repasse para o financiamento de projectos de investimento privado e termos e condições de gestão, que passa para o BDA, juntamente com o Ministério das Finanças.

"É um processo que nós pensamos que o BDA deve encetar no curto prazo, se quisermos efectivamente apoiar as exportações", apontou Abraão Gourgel. 

Segundo o comunicado, a crise financeira e económica originada pela queda das receitas do petróleo, que afecta Angola desde finais de 2014, está na base das dificuldades na obtenção de divisas pelos empresários, que necessitam importar equipamentos e matérias-primas. 

"Considerando os recursos limitados, é necessário utilizar os saldos das linhas de crédito existentes, estimadas em 5,47 mil milhões de dólares, inicialmente para fins públicos, que passarão a financiar projectos privados com alta rentabilidade e que promovem a diversificação da produção e das exportações", lê-se no documento. 

É importante recordar que o Governo angolano aprovou já este ano a emissão de dívida pública para aumento de capital do BDA no valor de 27.440 milhões de kwanzas (147,3 milhões de euros). 

Fonte: Lusa

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0