BAI garante possível devolução de valores retirados pelo ex-gerente
O processo crime n.º 4835/19/TLA, no qual são investigados factos que envolvem o ex-gerente do Balcão Camama do Banco BAI e a movimentação de algumas contas de clientes, corre os trâmites junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), informa, em nota, a instituição bancária.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Entre os casos investigados, consta o do cliente João Pedro Domingos, que reclama terem sido retirados 15 milhões de kwanzas da sua conta no referido balcão, de acordo com a matéria publicada por este informativo.

Em reacção à notícia, o BAI afirmou que os elementos do processo tramitam junto do SIC e, “por estarem em fase de instrução preparatória, constituem matéria sujeita a segredo de justiça, nos termos do Código de Processo Penal, pelo que não pode o BAI, nem outra pessoa singular, fazer sobre eles qualquer pronunciamento”.

“Esse inquérito criminal, de responsabilidade do SIC e PGR, é muito importante para apuramento de um conjunto de indícios sobre a conduta do referido ex-colaborador e também de clientes cujas contas foram movimentadas”.

O BAI garante, por outro lado, que, sobre este cliente em concreto, não rejeita qualquer responsabilidade, que lhe possa ser exigível, nem se afasta do cumprimento dos seus deveres, enquanto instituição financeira bancária, tendo já disto dado nota ao BNA, o que inclui a possível devolução de valores em contas por eventual movimentação ilícita.

Em relação à pretensa reposição, pelo banco, do valor de Akz 11.000.000,00, o banco esclarece tratar-se de “movimentos normais em conta decorrentes da sua actividade comercial, que nada têm a ver com os valores reclamados pelo cliente”.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
2
   
0
   
1