Angola quer deixar de pagar dívida com a China com petróleo
O Governo angolano está a negociar com a China o fim do uso do petróleo como colateral para a dívida externa, afirmou em Londres, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

"Toda a dívida com a China tem petróleo como garantia. Tínhamos também dívida com este tipo de características com Brasil e Israel. Com as reformas que estamos a fazer, este colateral vai tornar-se cada vez mais prescindível", afirmou Manuel Nunes Júnior, após uma intervenção no Instituto Real de Relações Internacionais Chatham House.

Segundo o ministro, a dívida ao Brasil que tem petróleo como colateral já foi descontinuada e o Governo angolano está agora em negociações com Israel.

"Estamos a fazer o mesmo com a China", acrescentou.

A China é o maior financiador estrangeiro de infra-estruturas em Angola, num total de 22,4 mil milhões de dólares, segundo a base de dados da Fitch em Março do ano passado.

O ministro, que esteve em Londres a representar o Presidente João Lourenço, na primeira Cimeira de Investimento Reino Unido-África, na Segunda-feira, falava após uma palestra intitulada "Angola e compromisso com a Economia: Avaliação do Progresso das Privatizações e Outras Reformas Económicas".

Manuel Nunes Júnior referiu o resultado de outras das reformas económicas introduzidas, nomeadamente, pelo segundo ano consecutivo, um saldo orçamental positivo em 2019, segundo dados preliminares, e a expectativa de um excedente de 1,2% relativamente ao Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

Fonte: LUSA

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0