Meu Bairro: Bita, o viveiro da gravidez na adolescência
Rubrica: Angola Online foi à comuna do Bita, bairro Mucula Ngola, em Viana, para saber das dificuldades enfrentadas pelos moradores, surpreendentemente nos deparamos com uma realidade diferente. Centenas de adolescentes desta zona de Luanda estão em estado de gestação.

Crianças a carregar outras crianças às costas, é o triste cenário verificado pela AO, no local. Questionados sobre as reais causas que estão na origem do elevado número de crianças e adolescentes em estado de gestação, alguns pais responderam: “As jovens de 14 até 17 anos são engravidadas nas casas inacabadas, por senhores que já têm mulheres”, explicou Simão Adriano, um dos moradores do bairro.

“Nós aqui não temos escolas públicas, não temos energia eléctrica e também falta-nos lugares onde podemos nos divertir”, acrescentou Simão Adriano.

Outro assunto que preocupa os moradores do bairro Mucula Ngola, é o elevado índice de delinquência e a falta de uma esquadra da polícia.

 “Mano deixa só! Nós aqui quase somos assaltados todos os dias… não temos onde nos queixar, tudo porque esse todo bairro assim bem grande não tem esquadra policial”, lamentou Zeferina Chitonda.

Os moradores pedem intervenção do Governo no que toca a construção de escolas, hospital, esquadra policial, centro de formação profissional, biblioteca, locais de lazer, bem como instalação de água potável e fornecimento de água potável.

REAÇÕES

COMENTÁRIOS