Unitel terá desviado mais de 300 milhões para Isabel investir na NOS
A Unitel, principal operadora de telecomunicações angolana, terá feito empréstimos de cerca de 200 milhões de euros e pago uma comissão de gestão de 150 milhões de euros a sociedades controladas por Isabel dos Santos, que serviram depois para a empresária investir na portuguesa Zon, actual Nos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A notícia foi avançada nesta sexta-feira pela TVI, no programa “Primeira Mão”, e  fundamentada em informação depositada na Bolsa de Nova Iorque, em que a estação aponta este caso como mais uma possibilidade de acusação de desvio de capitais angolanos por parte de Isabel dos Santos.

Acrescenta igualmente que o assunto provocou um conflito com a Oi, a operadora brasileira que “herdou” uma participação de 25% na Unitel, resultado do desmembramento da antiga Portugal Telecom (PT).

Na verdade, o conflito já seria latente no tempo em que a participação ainda era gerida pela PT. E apenas esta sexta-feira terá ficado resolvido, com a compra da participação por parte da petrolífera Sonangol, por um valor de 907 milhões de euros, o que inclui, alegadamente, uma compensação.

Antes, o caso já tinha merecido uma decisão desfavorável a Isabel dos Santos num tribunal arbitral de Paris.

Metade da Unitel está, neste momento, na mãos da Sonangol, estando 25% do capital da empresa nas mãos do general Dino. Os outros 25% eram de Isabel dos Santos, mas a participação foi arrestada por ordem da justiça angolana.

Fonte: Expresso

REAÇÕES

1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
2