Jovem sem abrigo luta pela sobrevivência com o filho de 1 ano de idade nas ruas de Luanda


Uma criança de aproximadamente dois anos de idade foi, abandonada pela mãe num contentor de lixo no centro da cidade de Luanda

Valério Fernando é um jovem lavador de carros,na periferia do largo do Baleizão, zona da Mutamba, ele é pai do pequenino quefora deitado pela mãe há mais de seis meses. O mesmo desconhece as causas dafuga a maternidade da jovem.                           

A sobrevivência para os dois não tem sido fácil porque nem mesmo um tecto para morar têm. A criança passa o dia na rua onde o pai labuta como lavador de carros enfrentando fome e frio.

Tem umas senhoras que estão a me ajudar, como,a tia Cati e a tia Anastácia. Todos cuidam dele porque sabem o que aconteceu, revelou o pai do menino.

Quando o pai está muito apertado com o trabalho os seus amigos ajudam-no a tomar conta do menino. “As vezes o pai está assim um bocadinho enrolado a fazer um trabalho, então nós fazemos o papel do pai”, revelou o colega/amigo.

A Salvação do Menino

A Salvação do Menino

Dona Catarina é uma vendedora de "pincho" na mesma zona e foi quem testemunhou quando a mãe do menino depositou o filho no contentor de lixo, e alertou ao jovem Valério. “Quando vejo a mãe correr até em frente do contentor para depositar a criança então rapidamente eu chamei o Valério para ir buscar a criança do contentor, o pai duvidou e correu com os amigos e encontraram a criança no contentor”, revelou.

De acordo com a dona Catarina, a criança já foi jogada ao lixo cerca de duas vezes e nesta última vez, o menino estava muito doente e magro. “Desde que o pai acolheu a criança, estamos a ver melhorias nele. Ele veio sem andar, neste momento já anda e já fala” disse.

Grito de Socorro

Grito de Socorro

Para melhorar as condições de vida desta pequena família, os mesmos precisam de ajuda de pessoas de boa-fé para os acudir da triste situação. A alimentação, roupas e um local condigno para passar noite é o que a família mais precisa neste momento.

Eu preciso de alugar uma casa para viver melhor com a criança

O Sonho

Apesar das dificuldades, Valério Fernando tem um sonho para o seu filho. O mesmo revelou ao Angola-online que gostaria de ver o seu pequerrucho a jogar futebol no club 1º D’agosto.  

Redação

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
8
   

Comentários