Vera Daves fora do ministério das Finanças nos próximos dias
Ministra é alvo de fortes acusações de tráfico de influências, sendo o esposo apontado como intermediário de algumas empresas, a troca de comissões chorudas, no tratamento da dívida pública.

A economista Maria Idalina de Oliveira Valente, antiga Ministra do Comércio, é apontada como futura Ministra das Finanças numa remodelação governamental que o Chefe do Executivo pretende efectuar nos próximos dias.

Actual Secretária para a Política Económica do Secretariado do BP do MPLA, Idalina Valente goza de simpatia de algum lobby que tudo fizeram para influenciar a sua nomeação para este apetecível departamento governamental.

Fontes próximas do Governo indicam que a substituição da jovem Vera Daves pela experiente Idalina Valente pode, ainda, estar relacionada com alguma impreparação na gestão de determinados dossiers.

Entre estes, desponta a dívida pública com fortes acusações de tráfico de influências, sendo o esposo da actual ministra apontado como intermediário de algumas empresas, a troca de comissões chorudas.

Quem é Idalina Valente

Maria Idalina Valente nasceu a 31 de Agosto de 1959, no Porto Aboim, Kwanza-Sul. Formou–se em Economia pela Universidade Agostinho Neto, tendo também pós-graduação em Políticas Macroeconómicas e uma Pós-graduação para Executivos de Alta Direcção, na Universidade Católica Portuguesa em Luanda.

No seu percurso profissional destacam-se os cargos de docente da Universidade Católica de Angola, leccionando Microecónomia nas Faculdades de Direito e Economia, de Presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional de 1992 a 1995 e de Directora da Área Técnica do Gabinete de Planificação Regional Sul.

Entre 1996 e 2000 foi Vice-Ministra do Planeamento, desempenhando posteriormente, até 2008 a função de Deputada da Assembleia Nacional, função que já tinha realizado entre 1992 e 1996.

Angonoticias

REAÇÕES

3
   
2
   
1
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0