Vacina contra o Sida poderá estar pronta daqui a 26 meses


Pela primeira vez na historia o teste da vacina chegou na terceira fase. Uma das doenças que mais mata em Africa tem dias contados.

A vacina está a ser desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Janssen Pharmaceuticals, que faz parte do grupo Johnson & Johnson. António Fernández, investigador da farmacêutica, citado pelo El País, explica que esta vacina contra o VIH usa a mesma tecnologia que a empresa tem utilizado na sua vacina contra a Covid-19. 

Em outras palavras, usa um adenovírus modificado para transportar ao interior das células do sujeito o ADN das suas proteínas mais representativas para que o organismo crie anticorpos contra elas.  São, na realidade, duas variantes da vacina, diz o especialista. Uma codificada com três proteínas e outra com quatro, denominadas de mosaico. 

Estes fármacos passaram pelos testes de segurança e demonstraram gerar anticorpos, como revela o artigo publicado na revista especializada The Lancet. Agora vão ser testadas em ambiente real, um estudo que poderá durar entre 24 a 36 meses.

REAÇÕES

8
   
1
   
3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   

Comentários