UNIÃO EUROPEIA AJUDA SECTOR DA SAÚDE COM MAIS DE 26 MILHÕESDE EUROS
O delegado da União Europeia em Angola, Tomas Ulicny, revelou ontem em Luanda, que a União Europeia entregou ao Ministério da Saúde 27 milhões de euros dos 30 milhões previstos para a execução do Programa de Apoio ao Sector da Saúde (PASS II), que vai beneficiar as províncias de Benguela, Bié, Huambo, Huíla e Luanda.

Segundo o Jornal de Angola, a revelação foi feita no intervalo da terceira reunião do Comité de Direcção do PASS II, presidida pelo Ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, que declarou que o apoio ao sector da Saúde é muito importante não só para Angola como também para a União Europeia uma vez que o PASS II, é um programa sustentável e que permite uma maior interacção entre Angola e a União Europeia.

Segundo o Ministro, Angola e a União Europeia estão a trabalhar no sentido de atingirem a meta, que é a conclusão do programa, com êxito, até 2019.

O responsável pelo sector da saúde em Angola, disse durante a abertura da reunião, em Luanda, que o programa é de assistência técnica e visa contribuir para a melhoria do nível do estado de saúde das populações, especialmente na área da saúde materno-infantil, nas províncias de Luanda, Benguela, Bié, Huambo e Huíla.

A coordenadora do PASS II, Isilda Neves, informou na reunião que as cinco províncias foram escolhidas para a execução do programa por serem áreas em que estão concentradas mais de 50 por cento da população do país.

“Em cada uma das cinco províncias foram seleccionados três municípios onde é prestada atenção metodológica e instrumental, fundamental para a aplicação, no futuro, do programa nas restantes provinciais”, disse Isilda Neves.

Lembrar que o acordo para a execução do programa de assistência técnica foi assinado em Novembro de 2012, entre a União Europeia e o Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0