União dos Escritores sem dinheiro para pagar salários e reabilitar sede quase a cair
Há oito meses que a direcção da União dos Escritores Angolanos (UEA) não paga salário aos funcionários porque não recebe qualquer dinheiro do Ministério da Cultura. A parede da instituição pode cair a qualquer momento.

Segundo o secretário-geral da UEA, David Capelenguela, há um ano que se debate com dificuldades extremas por não receber qualquer dinheiro do Ministério da Cultura, mesmo sendo instituição de utilidade pública. Encontra-se numa encruzilhada para pagar os funcionários que estão já há oito meses sem salários e reabilitar a sede cuja parede está prestes a cair.

A UEA dependia dos 300 mil kwanzas mensais de arrendamento do jango situado no quintal, mas há seis meses que a empresa responsável pelo arrendamento deixou de pagar.

Na sua gestão, diz Capelenguela, recebeu duas vezes dinheiro do ministério de tutela. A primeira 500 mil e a segunda 800 mil. Quando a instituição nos anos anteriores, sob outra gestão, recebia 3 a 4 milhões. 

Se não for ajudada financeiramente, a UEA corre o risco de fechar as portas. Nesta tendência juntam-se também a União dos Artistas Plásticos e da União dos Artistas e Compositores.

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0