Trabalhar menos é mais produtivo
Microsoft testa semana de trabalho de 4 dias e tem resultados surpreendentes e podem levar a gigante norte-americana a expandir a ideia em mais sucursais da empresa

Publicidade

Publicidade

Trabalhar menos horas parece o sonho de qualquer pessoa actualmente. Passamos demasiado tempo no escritório, vemos as horas de luz solar passar ao lado e acabamos por não ter tempo para mais nada além da jornada laboral.

Mas, isso nem sempre significa que a produtividade seja aumentada com o excedente de horas passadas à frente do computador.

 A gigante americana Microsoft realizou no passado mês de Agosto uma experiência com os funcionários da sucursal do Japão, na qual os trabalhadores deveriam apenas trabalhar quatro dias por semana, de segunda a Quinta-feira. Assim, o “Work Life Choice Challenge 2019”, nome do projecto, permitia três dias de descanso semanais aos trabalhadores e os resultados não tardaram em revelar-se.

Ainda que o número de horas efectivas de trabalho tenha sido reduzido em cerca de 20%, a produtividade (medida pelo volume de vendas de cada funcionário) aumentou cerca de 40%, em comparação com o período homologo do ano anterior.

 Além disso, o tempo passado em reuniões, segundo revelou o relatório da Microsoft, foi também reduzido, pelo que a aposta da empresa passava por vídeo chamadas e reuniões que não deveriam durar mais do que 30 minutos.

A produtividade aumentou e mais de 90% dos funcionários mostraram-se satisfeitos com a experiência, revelando sentimos positivos no que toca a mudanças de estilo de vida e a possível influência que o projecto possa ter no quotidiano da sociedade.

E não se trata apenas de uma questão de horas laborais, podendo tratar-se até da saúde do planeta. De acordo com o relatório da Microsoft Japão, foram impressas menos 58% de folhas e o consumo de electricidade foi 23% inferior, em relação ao mesmo período de 2018. Nesta experiência é ainda importante realçar que nenhum trabalhador perdeu dias de férias nem teve nenhuma redução salarial.


WH

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0