Trabalhadores das minas de diamante Kalonda estão em greve
Os trabalhadores das minas de diamantes Kalonda, localizada em Lukapa, província da Lunda Norte, estão em greve já há três dias por causa dos despedimentos anárquicos, falta de condições de trabalho e desrespeito da Lei Geral do Trabalho.

De acordo com o secretário do Sindicato dos Trabalhadores da empresa, Alberto Daniel, por sinal integrante da lista dos trabalhadores despedidos, desde 2016 a empresa não tem cumprido com os acordos feitos e tem despedido sem motivos aparentes.

‘’Antes a empresa despedia, agora está despejar os trabalhadores, 7 trabalhadores foram despedidos sem nenhum motivo. Um foi despedido por via telefónica, quando estava de férias e, este despedimento não está legal, de acordo com as leis do país’’, verificou.

O responsável sindical, contou ainda que, a greve estava marcada para o dia 1 do corrente mês, mas não foi concretizada devido a intervenção do administrador municipal de Lukapa, com quem tiveram uma reunião de aconselhamento que em nada resultou. 

Contactado pela rádio Despertar, o PCA do projecto Kalonda, o engenheiro Carlos Amaral, alegou que não há greve nenhuma e caso haja a empresa está disposta em negociar com os trabalhadores.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0