Tomar muito paracetamol pode causar danos incalculáveis ou até mesmo câncer
A confirmação foi feita depois um novo estudo publicado pela revista Scientific Reports, por pesquisadores das universidades de Edimburgo e Oslo, bem como do Serviço Nacional Escocês de Transfusão de Sangue. Segundo o estudo, tomar muito paracetamol (acetaminofeno) pode causar cirrose e hepatite.
DR

Como é um medicamento barato e fácil de ser adquirido, ele é exaustivamente utilizado por pacientes sem orientação médica. No entanto, de acordo com o novo estudo, ele tem o potencial de ser tão perigoso quanto o câncer do fígado. As dosagens excessivas da droga foram consideradas principal causa de insuficiência hepática aguda do mundo ocidental. Os pesquisadores descobriram que o paracetamol, quando analisado em humanos e ratos, danificou o fígado prejudicando conexões vitais estruturais entre células adjacentes do órgão.

O estudo explica que “quando essas conexões são interrompidas, a estrutura do tecido do fígado é danificada. Esse tipo de lesão é conhecido por ocorrer em condições como hepatite, cirrose e câncer. ‘’O paracetamol é o remédio preferido para dor em todo mundo, porque é barato e considerado seguro e eficaz em doses terapêuticas”, explicou o co-autor do estudo Dr. Leonard Nelson.

“Entretanto, os danos hepáticos induzidos por ele continuam a ser um importante problema clínico e um desafio para o desenvolvimento de medicamentos mais seguros. Nossas descobertas reforçam a necessidade de vigilância no uso, e ajudam a descobrir como os danos causados e seu uso adverso podem ser evitados”, explicou.

Para Pierre Bagnaninchi, também co-autor do estudo, os danos no fígado causados pela toxidade do medicamento têm sido objecto de intenso estudo há 40 anos. Mas, somente agora, com o recente desenvolvimento de tecnologia de biossensores, é que imagens mais completas dos mecanismos biológicos evolvidos estão sendo analisadas.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
2
   
1
   

Comentários