SIC apreende imóveis da empresa Xtagiarious, em Viana, e procura o seu proprietário para o deter
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua direcção central de combate aos crimes financeiros e fiscais, procedeu apreensão, no município de Viana, em Luanda, 16 imóveis no Zango 8.000, pertencentes ao empresário Edson Caetano de Oliveira, proprietário da empresa Xtagiarious Finance.

As apreensões foram feitas no final do mês passado depois da emissão de um mandado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), resultante de várias queixas de cidadãos supostamente burlados pela empresa Xtagiarious Finance.

Segundo o SIC, sobre o empresário Edson Caetano de Oliveira recaem acusações da prática dos crimes de usura e associação criminosa, consubstanciados no recebimento de centenas de milhões de kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de seis meses. São, pelo menos, 18 processos-crime.

Em Janeiro último, vários cidadãos lesados apresentaram em grupo queixa ao SIC, em Viana, depois de a empresa Xtagiarious Finance não cumprir com o reembolso dos valores aos cidadãos, como tinham acordado as partes em Dezembro de 2021.

Segundo os clientes, na altura, o proprietário garantiu na ocasião que iria trabalhar com um mini-autocarro para pagar as dívidas, o que não aconteceu.

A empresa Xtagiarious Finance apresentava-se como uma instituição do ramo financeiro, mas foi dada como ilegal pelo Banco Nacional de Angola.

Em comunicado, o BNA fez saber em 2021 que a empresa não estava habilitada a exercer qualquer actividade financeira sujeita à sua supervisão, sobretudo na captação de depósitos e aplicações monetárias, actividades estas reservadas às instituições financeiras bancárias.

Diante da gravidade, de acordo com o SIC, o proprietário da empresa, Edson Caetano de Oliveira, foi constituído arguido por fortes indícios da prática dos crimes de usura e associação criminosa, pelo que diligências prosseguem para sua localização e detenção, no quadro da responsabilidade criminal.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0