Secretário de Estado dos EUA inicia visita em Luanda
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, chegou na noite deste domingo a Luanda, onde vai cumprir uma visita de trabalho de 24h00, destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Mike Pompeo foi recebido pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e  por altos  funcionários  da Embaixada dos EUA em Angola.

De acordo com o programa da visita, a agenda do chefe da diplomacia americana, com  início às 10h00, tem como ponto de partida o Palácio Presidencial, à Cidade Alta, onde será recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço.

Depois do encontro, Mike Pompeo estará no edifício sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), onde vai manter um encontro de trabalho com o seu homólogo angolano, seguido de uma conferência de imprensa, deslocação ao Museu da Moeda, para participar de um encontro com líderes de negócios.

O secretário de Estado dos EUA deverá ainda encontrar-se com mulheres empreendedoras, assim como reunir-se com os membros da missão diplomática do seu país, antes do seu regresso, previsto para o meio da tarde desta segunda-feira.

Angola e os Estados Unidos da América mantêm excelentes relações de cooperação mutuamente vantajosas em vários domínios. A política e diplomacia, defesa e segurança, sector empresarial, indústria, petróleo, saúde, ensino, tecnologias e telecomunicações são algumas das principais áreas da cooperação Angola-EUA.

Os dois países assinaram, em 2010, um acordo para a criação de uma comissão bilateral intitulada Diálogo de Parceria Estratégica, tendo Angola se tornado, no terceiro país africano com o qual os Estados Unidos têm uma parceria estratégica, para além dos outros dois, a África do Sul e a Nigéria.

Após ter aderido ao AGOA, em 2003, as exportações angolanas para os EUA quase triplicaram em quantidade e valor, ascendendo no período entre 2004-2014 a 115,39 mil milhões de dólares.

Fonte: Sapo Notícias

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0