Seca está matar pessoas no Kwanza Sul
A revelação foi feita durante a reunião realizada esta quarta-feira, que juntou as autoridades tradicionais (Sobas), com o governo da província do Kanza Sul. Onde as autoridades tradicionais revelaram que a seca na província do Kwanza Sul está já a provocar mortes em alguns municípios.
DR

O soba grande do município do Porto Amboim, disse ao governador que não se deve tapar o sol com a peneira, porque esta situação já está a causar danos incalculáveis e que merece uma rápida intervenção por parte do governo local.

“Nós não vamos colocar o sim onde devemos colocar o não, pois, de facto, nas áreas rurais estamos a verificar até mortes em alguns casos sobretudo velhos”, afirmou acrescentando ainda que “na área da saúde, as doenças estão a aumentar. Os rios também baixaram, não temos água”, fez saber. 

Por outro lado, o soba do Libolo Paulo Varanda deu a conhecer que na sua localidade existe uma praga que está a dizimar a mandioca, principal tubérculo que serve de sustento àquelas populações. 

"São mais de 100 hectares de mandioca que desapareceram através do vírus mozaico da mandioca, disse. 

No que diz respeito aos preparativos para as eleições, António Fitera secretário do ASSAT, disse que muitos se recusam a participar no registo eleitoral “justificando que não têm benefício com as eleições”.’’Apontam o desemprego, concurso público simulado, não acesso às escolas e formação académica e ou mesmo profissional”, revelou Fitera .

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0