Refugiados da RDC pedem emprego ao Estado Angolano
Os refugiados da República Democrática do Congo, na Lunda Norte, pedem as autoridades angolanas que façam entrega de documentos para trabalharem em solo angolano, de modo a melhorar as suas vidas.

Numa altura em que os campos de refugiados da Lunda Norte, acolhem mais de 31 mil congoleses, número que pode subir a qualquer momento com a chegada em massa de vários cidadãos da RDC, fugindo o conflito que se arrasta naquele país. Os refugiados pedem as autoridades angolanas que os entrega documentos, de modo a concorrerem a vagas de emprego, e melhorar as suas vidas em território angolano.

Além deste pedido, os refugiados pedem melhorias no sistema humanitário, com realce para a saúde, e denunciam casos de discriminação.

De acordo com a ACNUR, muitos refugiados chegam em Angola com ferimentos graves, principalmente mulheres que são violadas, e introduzidas “ferro e outros objectos contundentes nos órgãos genitais.” Bem como mulheres grávidas que dão a luz em território angolano e tem recebido o certificado de nascimento.

Em menos de um dia para se assinalar o “Dia dos Refugiados”, estima-se que mais de 300 refugiados chegam diariamente em Angola.

Fonte: Rádio Ecclésia

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
2
   
1
   
2
   
0