Refugiado sírio processa Facebook
Anas Modamani, refugiado sírio na Alemanha processa o Facebook por publicações de fotos que o associam ao terrorismo.

Anas Modamani, aproximou-se da chanceler alemã, Angela Merkel, esticou o braço e fez uma "selfie". Na internet, a foto gerou desdobramentos que o jovem refugiado sírio não esperava. A imagem passou a circular como se Modamani fosse suspeito de atentados terroristas. Sua proximidade à chanceler alemã seria prova da ingenuidade alemã, que teria acolhido o inimigo.

O mesmo está a processar o Facebook por difamação e exige que a empresa retire as fotografias, impedindo a sua reaparição.

A acção pode ser um marco no país, enquanto o governo busca maneiras de regulamentar a internet e responsabilizar redes sociais pelas notícias falsas veiculadas.

Modamani foi identificado falsamente como Najim Laachraoui, um dos responsáveis pelos ataques terroristas em Bruxelas, em Março do ano passado também foi acusado por internautas enfurecidos por uma tentativa de atentado em Ansbach, na Alemanha, em Julho.

No fim do ano, a fotografia reapareceu em notícias sobre um morador de rua queimado em uma estação de metro em Berlim. E também foi relacionada ao atentado terrorista, em que foi usado um caminhão que atropelou mortalmente 12 pessoas num mercado de Natal na capital alemã.

Modamani acredita que o Facebook não tenha tomado medidas suficientes para impedir sua difamação. "Espero que apaguem a imagem imediatamente e impeçam outras notícias falsas", afirma o jovem, que trabalha numa rede de fastfood.

Por outro lado, Chan-joJun, advogado de Modamani, diz que as imagens relacionadas ao seu cliente foram vistas dezenas de milhares de vezes. ‘’Ele foi alvo de ameaças, um usuário pedia por exemplo que ele fosse queimado vivo.’’ 

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0