Rafael Marques diz JLO é teimoso, aconselha não realização de autárquicas
O diretor do site "Maka Angola" revelou que com o fim "eduardismo", o Presidente João Lourenço "está muito mal aconselhado" e "é teimoso". Acrescenta que a arrogância política que carateriza a sua governação não pode, neste mandato, colocar os cidadãos angolanos numa situação pior.

Rafael Marques pede aos angolanos para não permitirem isso. "Porque temos capacidade e inteligência para dizer: não é este o caminho", sublinha.

Com o novo mandato ainda a começar, Marques avisa que, para já, não é tempo de se pensar nas eleições autárquicas – nas quais a oposição espera poder sancionar o partido no poder. Para o jornalista fundador do site "Maka Angola", o que os "cidadãos têm de fazer, se [querem] um país diferente, é mobilizar as suas forças críticas".

"Se estamos a acusar o Presidente de ter desrespeitado a inteligência dos cidadãos com a nomeação deste Governo, não vamos nós, enquanto cidadãos, apostar na burrice para combater a falta de inteligência do Executivo. Este Governo é francamente mau, mas a sociedade civil e a oposição não podem ser piores", diz o ativista.

Na opinião de Marques, para já a prioridade é pensar nas questões que dificultam cada vez mais a vida dos angolanos, como a fome e o desemprego. "Não serão as autarquias que gerarão empregos, mais saúde, mais educação. É só olhar para a própria Constituição e perceber que as autarquias serão apenas a nível municipal; não serão sequer a nível provincial nem comunal", explica. 

Lamenta, por conseguinte, que, com as recentes nomeações de ministros e governadores, o Presidente João Lourenço tenha provado que o país voltou ao período da impunidade.

Rafael Marques diz, por outro lado, a propósito dos protestos e perseguições de ativistas, que "não faz sentido estar a prender pessoas". Mas afirma que se "a única aposta que há da parte da sociedade é fazer protestos nas ruas para mudar a situação, nada vai mudar."

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0