Produtos da diversificação económica só valem 0,5% das exportações
Os principais ausentes são os produtos provenientes da agricultura, que normalmente é apresentada como o principal sector a desenvolver no País, mas que na verdade não tem qualquer expressão em termos de exportações.

Nos primeiros nove meses deste ano foram exportados o equivalente a 193,5 milhões dos denominados produtos da diversificação económica, o equivalente a 0,5% dos 38.795 milhões USD que representam as exportações totais neste período, de acordo com cálculos do Expansão com base nas estatísticas externas do BNA. Ainda assim, só entre Janeiro e Setembro deste ano as receitas brutas com a exportação destas mercadorias atingiram o mesmo valor que em todo o ano de 2021.

Dentro desta categoria denominada "outras exportações" pelo BNA, enquadram-se o café, cimento, granito, mármore, madeira, pescado, marinha e aviação, sal e, por fim, bebidas. Dentro destes, os produtos marinhos e de aviação foram o principal produto a ser exportado, um total de 64,6 milhões USD, destronando o pescado que no ano passado foi a principal mercadoria da diversificação da economia vendido lá para fora.

Até 2017, o sector da marinha e aviação era o que normalmente liderava os produtos de exportação no País dentro desta categoria, sendo "destronado" pelo pescado. Tratam-se de abastecimentos feitos a companhias não residentes, apurou o Expansão. Seguem-se na lista dos principais produtos de diversificação da economia vendidos lá fora o pescado, o granito e a madeira com 35, 34 e 30 milhões de dólares respetivamente.

Aliás, juntos estes 4 produtos representam 84,8% do total dos valores das mercadorias das "outras exportações" vendidas entre Janeiro e Setembro. Dentro desta categoria dos produtos da diversificação, os principais ausentes são os provenientes da agricultura, que normalmente é apresentada pelo Executivo como o principal sector a desenvolver no âmbito da diversificação económica e aquele que tem beneficiado de programas de financiamento como o PRODESI.

O único produto agrícola nas exportações é o café e representa o terceiro valor mais pequeno entre os produtos de exportação do país, já que nos primeiros três trimestres apenas foram exportados 737 mil USD. Pior mesmo só o mármore, cujas exportações rondaram os 419 mil USD, e o sal, cujas vendas ao exterior foram de 134 mil US.

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0