Primeiro jornalista, fotografo e DJ cego angolano é abandonado
Camuaso Segundo, é o nome do primeiro jornalista, fotografo e DJ cego angolano, formado no Brasil, que há anos tem lutado por uma oportunidade nas televisões angolanas.

Natural de Luanda, Camuaso, perdeu a visão aos 4 anos de idade por causa do sarampo, não lembra de nada observado na infância antes de perder a visão. 

Com sacrifício da família, conseguiu viajar ao Brasil, para formação e explorar o seu potencial, tendo conseguido “independência como ser humano, com apoio de instituições especializadas” e recebido o diploma de licenciado no curso de Comunicação Social, na especialidade de Jornalismo, em 2010. 

A apresentação da sua monografia foi transmitida em directo via internet, acompanhada pelos estudantes e professores da Universidade Agostinho Neto, e contou com a cobertura da Televisão Pública de Angola (TPA).

Passados oito anos desde que concluiu a formação, tem visto ao binóculo o sonho de trabalhar num dos órgãos de comunicação do seu país, Angola.

“Há muitos anos venho batalhando por uma oportunidade para actuar como jornalista de televisão em Angola, mas ninguém dá oportunidade. Há muita insensibilidade por parte dos dirigentes e directores angolanos”, lamenta Camuaso, considerando-se "um quadro desvalorizado."

Camuaso, é um profissional bem dotado e polivalente, domina edição de áudio e de conteúdos multimídia e entretenimento. E deixa todos boquiabertos com as sua magnífica forma de fotografar.  

“A fotografia é a união emotiva dos fatos ao nosso redor, com a precisão dos dedos para mecanicamente capturar aquele momento. Para isso utilizamos alguns dos nossos sentidos, principalmente o tato e a visão. Os fotógrafos que veem utilizam basicamente a visão. Eu não tenho a visão, mas utiliza todos os outros sentidos, além de ter uma leitura mais calma do que acontece a nossa volta”, conta.

Parece inacreditável, mas não, Camuaso também é Dj, faz misturas limpas, anima festas sem ajuda. Apesar da distância, acompanha as novas tendências da música angolana.

Sonhador e realizador dos seus projectos, o jovem residente actualmente no Estado de São Paulo, já teve uma rádio online, actualmente tem um canal de informação e entretenimento no youtube, denominado TV Camuaso. Mas, o seu sonho é de trabalhar em Angola. 

Camuaso é um jovem angolano com brilho, que muito pode dar por essa Angola, por isso, é destaque aqui na Angola-Online. 

Não crie ódio nem rancor, crie animal de estimação

REAÇÕES

3
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
1
   
2