Primeiro comboio a hidrogénio será utilizado na Alemanha
Preocupados com a preservação do meio ambiente, os comboios na Alemanha passarão a ser ecológicos, com a criação de mais tipos de transporte com emissões zero. Apesar da maioria dos países industrializados do mundo utilizar linhas electrificadas. Alemanha deu o seu primeiro passo ao criar o Coradia iLint, comboio movido a hidrogénio, cujas emissões são compostas apenas por vapor de água.

A ideia da criação do Coradia iLint é do governo do Estado da Baixa Saxónia, na Alemanha, que vai colocar 14 unidades deste transporte ferroviário ao serviço. O governo desta região prometeu testar a viabilidade de utilizar este sistema, antes que os outros Estados e o Governo federal possam expandir a frota a nível nacional. Este projecto tem o objectivo de substituir as 4 mil locomotivas Diesel actualmente em serviço.                                                                                                                                                               

A Alstom, é a empresa responsável pela construção do Coradia, está actualmente na fase de testes do novo comboio, e prometeu que deverá estar pronto para ser usado como transporte de passageiros até Dezembro. O comboio foi mostrado ao público em Agosto do ano passado, na Alemanha, bem como na Holanda, Dinamarca e Noruega.

O comboio utiliza baterias de iões de lítio de grandes dimensões, que produzem energia a partir do tanque de hidrogénio localizado na parte superior da máquina. O modelo da Alstom atinge velocidades máximas de 140 km/h e tem uma autonomia esperada de quase 800 km/h.

REAÇÕES

3
   
0
   
3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0