Presidente de Cabo Verde diz Angola é exemplo de uma África não submissa
José Maria Neves escolheu palavras fortes para anunciar esta sua primeira visita de Estado ao apontar Angola como exemplo de uma África não submissa que deve servir de azimute para o futuro do continente.

O Chefe de Estado cabo-verdiano desloca-se a Angola a convite do Presidente angolano, um dos Presidentes que esteve na sua tomada de posse, a 09 de Novembro, o que deixa antever que este é um dos países prioritários na agenda de José Maria Neves.

O antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, entre 2001 e 2016, eleito também agora com apoio do seu Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), um dos movimentos independentistas "irmãos" do MPLA, partido que é liderado por João Lourenço, para a Presidência do arquipélago, com pouco mais de 450 mil habitantes situado ao largo do Senegal, na costa da África Ocidental.

A sua chegada está anunciada para Domingo mas é na segunda-feira, 10, que Neves e Lourenço vão estar juntos, num frente a frente agendado para o Palácio da Cidade Alta, local onde será divulgado, após a reunião, um comunicado conjunto que deverá estabelecer as linhas de força desta visita e perspectivar o futuro relacionamento bilateral, sendo que já se sabe que o sector dos transportes é considerado prioritário por ambas as partes.

Visita que José Maria Neves fez anteceder de uma conferência de imprensa na cidade da Praia, onde deixou fortes elogios a Angola, apontando este país como um exemplo a seguir no continente africano devido à sua afirmação pela via da africanidade, sublinhando mesmo ser "a África não submissa" que se pretende para o futuro.

E é com esta afirmação de aproximação fluída a Angola que Neves, como atesta igualmente um comunicado da sua Presidência, chega a Luanda para dar "um novo impulso" ao relacionamento bilateral.

O Presidente insular vai estar ainda, nesse mesmo dia, numa sessão na Assembleia Nacional para uma sessão plenária extraordinária no âmbito da sua visita.

José Maria Neves, que tomou possse a 09 de Novembro, vai estar com membros da comunidade cabo-verdiana em Angola e estará num encontro entre empresários de ambos os países.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
1
   
0