Presidente da Bolívia demite-se após pressão militar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, demitiu-se neste domingo, 10, do cargo que ocupa há aproximadamente 14 anos, após ter sido pressionado pelo exército militar, por suposta fraude nas eleições recentemente realizadas naquele país.

Publicidade

Publicidade

O chefe da instituição militar, Williams Kaliman, e o comandante da polícia boliviana, Yuri Calderón, leram declarações separadas, nas quais pedem a renúncia de Morales, que foi reeleito nas eleições de 20 de Outubro para um quarto mandato, sob suspeitas de fraude eleitoral. 

Morales, dois ministros e o presidente da Assembleia Nacional, Victor Borda, demitiram-se depois de os chefes das Forças Armadas e da polícia da Bolívia terem exigido que o Presidente abandonasse o cargo para que a estabilidade e a paz possam regressar ao país. 

"Estou a renunciar para que os meus irmãos não sejam ameaçados. Lamento muito este golpe civil", afirmou. 

Após as demissões no governo, também a presidente do Tribunal Supremo Eleitoral, Maria Eugenia Choque Quispe, apresentou a sua renúncia "irrevogável" para ser "investigada", na sequência do relatório da OEA.

O Ministério Público da Bolívia tinha anunciou que vai processar os membros do Supremo Tribunal Eleitoral devido a irregularidades "muito graves" detectadas pela OEA, que podem levar a "erros criminais e eleitorais relacionados com o cálculo dos resultados oficiais" das eleições de 20 de Outubro.

Fonte: SIC Notícias

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0