Presidente aprova 27,9 milhões para limpar Luanda
O Presidente da República aprovou a abertura de um crédito adicional suplementar de 27,9 mil milhões de kwanzas para limpar Luanda.

O Presidente da República aprovou a abertura de um crédito adicional suplementar de 27,9 mil milhões de kwanzas para limpar Luanda.

O valor vai servir “para suportar as despesas relacionadas com a concessão de serviços de limpeza pública e recolha de resíduos sólidos”, da província. De acordo com um decreto, ao qual o VALOR teve acesso, o crédito adicional suplementar no Orçamento Geral de Estado 2021 deve ser atribuído faseadamente, “em função das necessidades de pagamento e após  esgotadas todas as verbas atribuídas inicialmente”.

Nas últimas semanas, o ‘cartão postal’ da cidade tem sido os amontados de lixo que se vê por todas as artérias. Bermas, estradas e ruas transformaram-se em lixeiras.

Recentemente, Joana Lina reconheceu a “preocupante” situação dos amontoados do lixo na capital, prometendo encontrar mecanismos para rapidamente ultrapassar a situação.

Em Dezembro, Joana Lina suspendeu o contrato com seis operadoras de limpeza e recolha de resíduos, por incapacidade de suportar o pagamento contratual, indexado ao dólar, em kwanzas, face à acentuada desvalorização da moeda.

Algumas empresas removeram os contentores dos locais onde recolhiam os resíduos, que estão agora a ser depositados no chão. 

REAÇÕES

1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0