Preço dos combustíveis vão subir - Governo retira gradualmente subsídios
Após reunião do MPLA ontem, Governo decide retirada gradual dos subsídios aos combustíveis. A gasolina vai custar mais caro ainda.

Há muito que o Governo estuda a melhor forma de esbater o impacto social da retirada dos subsídios aos combustíveis e, ao que tudo indica, a fórmula escolhida é a do gradualismo, com a gasolina a ser mais afectada inicialmente e depois o gasóleo.

O anúncio deverá surgir em conferência de imprensa nesta tarde desta quinta-feira, 01 de Junho, por volta das 12 horas, um dia histórico em Angola, país que tem actualmente dos combustíveis mais baratos do mundo, apenas atrás da Venezuela e do Irão, ou da Líbia, se se considerar gasóleo e gasolina.

A opção por arrancar com este melindroso processo através do aumento da gasolina é porque este combustível tem um menor impacto social, desde logo nas actividades económicas ligadas aos transportes, de carga e públicos de passageiros, e onde estes têm efeitos colaterais, na indústria e na agricultura e pescas.

Mas o gasóleo não vai ficar de fora e resta saber se a medida vai ser mais ou menos agressiva, por etapas longas ou curtas e, entre outras medidas, se vão existir benefícios para as actividades mais expostas, como os transportes colectivos de passageiros, as pescas e a agricultura, entre outros, aplicando, por exemplo, preços distintos através de um mecanismo de controlo, como acontece na Europa com o chamado gasóleo "verde".

Os membros do Bureau Político do MPLA estiveram reunidos na quarta-feira e, no final, embora sem detalhar ou confirmar, o porta-voz do partido no poder, Rui Falcão, mandou informar os jornalistas que estavam no local que qualquer informação sobre este assunto, se existir algo para dizer, será após o Conselho de Ministros desta quinta-feira.

No entanto, segundo soube o Novo Jornal, em cima da mesa está como mais forte opção avançar já com um aumento expressivo na gasolina, que deverá ficar entre os 300 e os 350 kwanzas por litros na bomba, enquanto o gasóleo terá uma actualização menos agressiva e, provavelmente, apenas será iniciada dentro de meses, ou mesmo em 2024.

Isto, quando, nos mercados internacionais, a "commodity" gasolina está a valer cerca de 80 cêntimos de USD por litro, perto de 430 kwanzas, dependendo do câmbio, e dos contratos existentes entre fornecedor e comprador, porque estes podem incluir outros factores que impactam nestes valores, como os transportes.

Se se confirmar que o Executivo pode colocar a gasolina perto dos 350 kwanzas na bomba, então, a retirada do subsídio a este combustível será, apesar de expressivo, ainda parcial, mantendo o Estado um gasto anual considerável.

Já no que diz respeito ao gasóleo é de esperar uma pequena actualização para breve, mas outros acertos mais substantivos só terão lugar, provavelmente, no final do ano ou já em 2024.

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
1