Portadores de deficiência protestam contra serviços de táxi
Um grupo de pessoas portadoras de deficiência vai sair à rua, amanhã, 28, em protesto contra a marginalização nos transportes colectivos de passageiros, táxis (Heace) e autocarros, bem como conscientizar as autoridades e a população sobre sua situação.

Sob o lema «Eu também sou passageiro, a minha cadeira é parte do meu corpo, ela vai aonde eu vou», a campanha é de carácter informativo e educativo, está a ser organizada pela Associação Nacional de Estudantes Universitários com Deficiência (ANEUD).

De acordo com o presidente da associação, Micael Daniel, disse que a campanha, vai decorrer no centro da cidade de Luanda, principalmente nas paragens da Mutamba e zonas adjacentes, é resultado do incumprimento na aplicação dos direitos de acesso aos transportes colectivos de passageiros com deficiência, como prevê a Lei das Acessibilidades.

Angola-Online publicou no ano passado, as inúmeras dificuldades que as pessoas com deficiência têm vivido diariamente em todo país, desde a discriminação, acesso aos locais e transportes públicos e falta de emprego.

Micael Daniel, explica ainda que, estas situações têm colocado em causa o exercício de outros direitos, como os ligados à educação, ao trabalho e à saúde. Daí a necessidade de acções de consciencialização e sensibilização dos operadores de transportes colectivos de passageiros.

Enquadrada no projecto "Passageiro nº1", a campanha de sensibilização vai ser levada a cabo, ainda dentro deste ano, às províncias do Uíge, Benguela, Cuanza-Sul e Huíla, assegurou o presidente da ANEUD.

JA com Angola-Online

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0