Polícia de Portugal impede transferência milionária de Isabel para Rússia
Isabel José dos Santos, por intermédio do seu sócio Leopoldino do Nascimento, está a tentar transferir alguns dos seus negócios para a Rússia, tendo a Polícia Judiciária Portuguesa interceptado uma transferência no Valor de 10.000.000,00 de Euros (dez milhões de euros) que se destinava a Rússia.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido como general Dino, é o rosto de uma empresa chamada GENI, uma das principais accionistas da Unitel (com 25%) e accionista de referência do Banco Económico, antigo Banco Espírito Santo de Angola (BESA).

De acordo com o documento judicial, a operação de transferência foi bloqueada pela Unidade de Informação Financeira (UIF) da PJ. Os 10 milhões de euros estavam depositados numa conta no Millennium BCP titulada pelo general Dino e tinha como destino uma conta titulada por uma sociedade chamada Woromin Finance Limited num banco na Rússia.

Segundo fonte da Angola-Online.net, são reveladas outras movimentações consideradas suspeitas, que levaram os procuradores a acreditar numa fuga orquestrada de capitais.

“Por via dos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado, tiveram informações que a requerida Isabel, pretende vender as participações sociais que detém na Unitel a um cidadão árabe, que já encetou diligência em Angola para aquisição”, vem no despacho judicial, sendo referidos ainda contactos estabelecidos alegadamente em seu nome pelo general Dino “para investir no Japão”.

Foram arrestadas em Angola todas as contas bancárias de Isabel dos Santos, do seu marido Sindika Dokolo e do principal gestor da empresária, o português Mário da Silva, a par de todos os activos que a filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos detém naquele país, incluindo as suas ações na Unitel, a maior empresa de telecomunicações do país, e as suas posições nos bancos BFA e BIC e a cadeia de hipermercados Candando.

A decisão foi tomada pelo Tribunal Provincial de Luanda, a pedido do Serviço Nacional de Recuperações de Ativos em Angola, um departamento especializado do Ministério Público.

Fonte: Angola 24 Horas/ Expresso

REAÇÕES

4
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0