PGR quer respeito as instituições do Estado nas eleições
Apela cumprimento das leis.

A Procuradora da República Titular no Bengo, Carla Patrícia Correia, defendeu, nesta sexta-feira, em Caxito, a necessidade de dotar os cidadãos e sociedade civil de ferramentas necessárias para que o processo eleitoral decorra com normalidade num ambiente calmo e de respeito pelas instituições do Estado.

A magistrada do Ministério Público, que falava no encerramento da semana da legalidade, explicou que faltando poucos meses para as eleições gerais, a PGR, preocupada com os interesses sociais, decidiu antecipar-se, levando a mensagem da obrigatoriedade do cumprimento das leis.

Neste âmbito, a PGR no Bengo tem desenvolvido acções que visam elevar a consciência jurídica dos cidadãos para a observância do respeito pelos direitos individuais, das  autoridades públicas e privadas, do património público, da  vida, paz e  democracia.

Segundo a procuradora, a Lei Orgânica sobre as eleições Gerais é esclarecedora,  por apresentar todas as balizas que actuam no processo de organização, realização e execução do pleito eleitoral .

As entidades públicas e privadas, partidos políticos e a sociedade em geral, podem inteirar-se desse instrumento legal a fim de estarem melhor actualizados, sublinhou.

Durante a semana da legalidade que decorreu de 25 a 29 de Abril, foram analisados os temas  relacionados com "A actual dinâmica da PGR face ao respeito e a defesa dos direitos, liberdades e garantias fundamentais no contexto eleitoral", “O papel coordenador da CNE no processo  eleitoral”, “os crimes ambientais”, “as infracções cometidas no âmbito da Lei da segurança social”, entre outros.

A Procuradoria-Geral da República é um organismo do Estado com a função de representar o Estado no exercício da acção penal, de defesa dos direitos de outras pessoas singulares ou colectivas e  de defesa da legalidade no exercício da função jurisdicional.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0