PGR garante que dinheiro desviado do estado está a ser devolvido
O procurador-geral da República (PGR) disse que há mais angolanos a colaborarem com a justiça e a entregarem bens e activos adquiridos com o dinheiro do Estado.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Hélder Pitta Grós, que concedeu uma entrevista a órgãos de comunicação social públicos, disse que há "mais cidadãos a colaborarem do que no princípio", salientando que já há processos que se encontram em tribunal e outros em fase de investigação e instrução.

Segundo o PGR, os processos do antigo governador de Luanda e deputado, Higino Carneiro, do antigo ministro da Comunicação Social e deputado, Manuel Rabelais, e do ex-embaixador de Angola na Etiópia, Arcanjo do Nascimento, vão ser remetidos a tribunal.

"Temos estado a fazer um trabalho activo para a recuperação de bens e temos tido algum sucesso", referiu.

O magistrado angolano avançou que inicialmente os cidadãos "não estavam a acreditar que o processo (de combate à corrupção) fosse avante, que esse combate não passasse de uma falácia".

"Agora que estão a verificar que esse combate está a ser feito, que está a trazer resultados, que está a atingir pessoas que até então era inimaginável que pudessem estar na situação em que estão, estão a ter consciência e nesse momento estão de facto a surgir, a contactar-nos e temos estado a colaborar com estas pessoas", frisou.

A colaboração tem sido, segundo Hélder Pitta Grós, a nível de entrega de bens em alguns casos e noutros com pedidos de informação.

"Há toda uma série de situações que têm surgido. Temos as portas abertas, o importante é que o cidadão venha e colabore com a justiça, esse é o principal e primeiro passo que deve ser dado e a partir daí vamos ver como podemos ajudá-lo também, no sentido de os tribunais terem em conta que o cidadão teve esse gesto, de forma voluntária surgiu para fazer a entrega de bens, quer activos, quer património", salientou.

E o procurador-geral concluiu: "Mas o importante é que eles venham até aos órgãos de justiça".


Fonte: NMRC

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0