Pastor é preso por extorquir crentes sob alegação de cura
O Serviço de Investigação Criminal deteve, quarta-feira, 28 do corrente mês e ano, 10 cidadãos, dentre eles 1 suposto profeta, 8 indivíduos de segurança privada e 2 mensageiras, com idades compreendidas entre 33 e 50 anos.

Os cidadãos em causa estão ligados a uma ceita religiosa, denominada Ministério da Profecia e Cura em Angola, liderada pelo suposto profeta, tido no seio dos seus crentes como o enviado de Deus, capaz de realizar curas milagrosas. 

O profeta em causa, aproveitando-se das fragilidades dos crentes apoderava-se dos bens destes, tais como; casas, o recebimento indevido de avultadas somas em dinheiro como meio de pagamento do tratamento ou para libertar de espíritos malignos nos imóveis e móveis.

Manvogo e Nkonde, homens que durante anos foram de alta confiança do suposto profeta, contaram à nossa reportagem que “durante o tempo que congregaram na seita de João Paulo, constataram que o mesmo não é homem de Deus e do bem, pois incitava a violência, prometia libertar Cabinda do julgo colonial, destruía lares, envolvendo-se sexualmente com muitas crentes casadas e solteiras, que naquela seita afluíam em busca de tratamento. 

Avançaram ainda que viviam sob ameaças de morte por parte do profeta, tendo em conta que presenciaram casos de chantagens e burla qualificada, praticados pelo suposto profeta, cujas vítimas eram empresários, comerciantes, trabalhadores do campo petrolífero de Malongo, altos funcionários e outras individualidades de renome na sociedade. 

Na Operação dirigida pelo SIC foram apreendidos Akz.891.000,00, dólares norte americanos.451,00, Rad. 175,00 Randes, 3 viaturas, sendo 1 de marca Toyota modelo Land Cruiser, 2 de marca Hunday, modelo Accent, 9 telemóveis de diversas marcas, 5 rádios de comunicação de marca Motorola, 4 cartões multicaixa, 1 passaporte 1 computador de marca Mac Book Hipo e 1 chave com designação cidade de Cabinda, tidos como matéria crime.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
1
   
0
   
0