Palancas Negras voltam a jogar mas com quase dois pés fora do CAN
Jogam dia 25 contra a Gâmbia.

A Selecção Nacional de Futebol de Honras volta a concentrar-se no dia 21 do mês em curso, no Estádio 11 de Novembro, tendo em vista a preparação dos jogos frente à Gâmbia, dia 25, em Banjul, e diante do Gabão, dia 29, em Luanda, referentes à quinta e sexta jornadas do grupo D das eliminatórias ao CAN de 2022, nos Camarões.

Três meses após a inesperada derrota (0-1) sofrida em Luanda, com a República Democrática do Congo e que comprometeu as possibilidades de qualificação, o grupo às ordens do português Pedro Gonçalves regressa ao trabalho para tentar o último 'suspiro' nas eliminatórias de acesso à maior competição de selecções do calendário da CAF.

A lista de convocados é conhecida no final da próxima semana, após o retorno a Luanda do seleccionador nacional, proveniente de Portugal. Ao contrário da última convocatória para o desafio com a RDC, maioritariamente preenchida por jogadores da diáspora, a próxima deve reunir apenas atletas a evoluírem no Girabola, salvo alterações de última hora. Em causa está o facto de a pandemia da Covid-19 fechar as fronteiras aéreas em alguns países e limitado o fluxo de aviões pelo mundo.

Como se não bastasse, a posição de "lanterna vermelha” do grupo, com apenas um ponto, Angola confronta-se ainda com a contrariedade de cruzar o caminho da Gâmbia e Gabão, primeiros classificados com sete pontos nas duas derradeiras jornadas para o desfecho da corrida aos lugares que garantem a presença nos Camarões.

Os Palancas Negras deslocam-se a Banjul, este mês, de calculadora nas mãos. A primeira missão será vencer a Gâmbia e rezar por um empate no duelo entre a RDC e o Gabão, de preferência sem golos. E ainda que, em teoria, o seleccionador acredite ser possível alcançar a qualificação, em termos práticos, a condição em que se encontra alojada a selecção na última posição do grupo D sujeita-o a depender de terceiros.

Caso vença os jogos frente ao Gabão e à Gâmbia, Angola precisará de rever o percentual de golos, pois sofreu cinco e marcou apenas um.

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
1