Pai tenta vender filhas por 105 dólares em Moçambique
A Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Manica deteve um homem suspeito de tentar vender duas filhas de seis e nove anos de idade, para liquidar uma dívida de 800 randes (cerca de 65 dólares americanos), no distrito de Mossurize.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

O homem, de 49 anos, receberia pelo “negócio” um total de 1500 randes (cerca de 120 dólares americanos) e foi detido na tarde de Sábado, 4, quando ia entregar as duas filhas à compradora, a quem devia o valor.

“Dos 1500 randes ele usaria 800 para pagar a dívida e os restantes 700 randes usaria para outros afins”, disse Mateus Mindu, porta-voz do Comando da Polícia de Manica.

A compradora foi igualmente detida e vai responder por aliciamento e tráfico de menores.

Mateus Mindu manifestou preocupação com os casos de vendas de menores em Manica, alguns ligados ao tráfico humano, para mão-de-obra barata na África de Sul e para casamentos prematuros na região.

A Gender Links, uma organização não governamental de defesa de mulheres e raparigas, do tráfico e casamentos prematuros, alertou para o risco de aumento de tráfico de menores.

Em Manica, uma prática tradicional, mabatiro, que literalmente significa reserva, permite que grávidas guardem as suas filhas para futuros genros, pessoas ou espíritos.

Ao nascerem as bebés são consagrados ao futuro genro, que geralmente são madjoni-djone (mineiros emigrantes na África do sul), que cuida das suas despesas até a adolescência, antes de serem transferidas para a casa do marido.

A polícia, prosseguiu Mateus Mindu, tem relatos de casos de adolescentes que, a coberto dessa prática tradicional, foram enviadas aos seus maridos e que nunca mais regressaram ao país.

Moçambique é apontado por organizações internacionais como um importante corredor de tráfico humano, principalmente entre a África do Sul e a Ásia.

Fonte: VOA

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1