Oposição do MPLA é João Lourenço:Rafael Marques
Rafael Marques, recentemente condecorado pelo Presidente da República, disse que a maior oposição do MPLA é João Lourenço, por ser o único a combater a corrupção.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Em entrevista ao programa Sob Escuta, horas depois de ter participado na conferência “Justiça e Democracia” organizada pelo Observador com o patrocínio da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, Rafael Marques diz que João Lourenço é um Presidente que está disposto a mudar “este estado de coisas” e fazer frente à corrupção em Angola.

O problema é que o Presidente “não tem como ter mão no MPLA, é uma pessoa”, sublinha. Mais que isso, disse, é como se estivessem em lados diferentes da barricada: “Neste momento a maior oposição ao MPLA é João Lourenço. Do mesmo modo que a maior oposição ao João Lourenço é o MPLA”.

Nesse caso, porque é que o presidente do partido não assume uma posição mais dura, obrigando, por exemplo, os deputados que são arguidos em processos a abandonarem a Assembleia Nacional? Porque “precisa do MPLA para as próximas eleições”, declarou.

É tudo isto que, na perspectiva do jornalista, justifica que o poder em Angola continue a tomar decisões semelhantes às que eram tomadas sob a governação de José Eduardo dos Santos, como a repressão de manifestações, a detenção de activistas ou a celebração de contratos suspeitos.

A diferença, garante, é que agora a sociedade tem um espaço mais aberto para questionar e esse debate público leva o Presidente a revogar algumas decisões. E, por isso, defende Rafael Marques, João Lourenço precisa de apoio: “Se lhe puxarmos o tapete, o que será de Angola?”. “É meu dever apoiar esse esforço porque sou pela democracia e sou pela mudança”, assume.

Rafael Marques disse também que, não basta que Isabel dos Santos tenha sido exonerada da Sonangol, é preciso obrigar a empresária, filha de José Eduardo dos Santos, a devolver as acções da Galp que, garante, foram compradas com dinheiro do Estado angolano.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

4
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0