Obesos enfrentam sérias dificuldades em Angola e no mundo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde o México é líder global na obesidade com cerca de 35% dos seus adolescentes com obesidade.

Juan Pedro de 32 anos é o cidadão mais gordo do México que pesa cerca de 500 quilos. Devido ao peso do seu corpo o cidadão mexicano é obrigado a passar o tempo todo acamado. 

Juan tem lutado contra a obesidade desde a sua infância, o problema agravou-se depois de uma lesão aos 17 anos. O cidadão está a preparar-se para submeter-se a um tratamento de uma dieta por via de uma cirurgia para perder peso e não correr o risco de vida durante o tratamento.

Nos últimos tempos o número de obesos em Angola tem aumentado, muitos deles enfrentam dificuldades de várias ordens, desde a falta de acompanhamento médico e insultos, como contou Joaquim Bunga:

"Há muito tempo que luto para perder peso, e não consigo, actualmente peso 130 quilos, tem sido difícil dormir e andar porque sempre que tento sair à rua as pessoas sorriem de mim, apontam o dedo gritando" gordo, ganga guloso, porco fofo". Tem sido difícil a minha vida, nunca tive nenhum acompanhamento médico".

Segundo a Wikipedia: Obesidade é uma condição médica na qual se verifica acumulação de tecido adiposo em excesso ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde, o que leva à redução da esperança de vida e/ou aumento dos problemas de saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m2, valor obtido dividindo-se o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura.

Texto de Miraunihaa Aguieta

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
3
   
1
   
0
   
2