Novo Aeroporto de Luanda recebe primeiro voo em Junho
O primeiro voo experimental a partir do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, está previsto para o mês de Junho.

Já Ernesto Chongolola “ Ti Show”, presidente da Associação de Apoio às Famílias Desfavorecidas de Angola, garantiu que nos próximos dias vai trabalhar com uma brigada na sensibilização da população para que deixe de construir casebres naquela zona.

O Governo angolano anunciou, em Março de 2019, que as obras do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), em construção por empreiteiros chineses há mais de dez anos e com financiamento da China, deviam ser submetidas a correcções de engenharia e funcionalidade, para adequar a estrutura aos padrões da modernidade, inovação e de conforto dos passageiros.

Naquela altura, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, referiu que as correcções ao projecto, a decorrer até 2022, seriam lideradas por uma comissão técnica.

As medidas resultam de informações constantes de um memorando sobre o estado de execução da obra, aprovado em Março em Conselho de Ministros, em que não foi avançada uma data para a abertura das operações aeroportuárias.

"Estamos a falar de um projeto que começou há dez anos, cuja concessão também é muito antiga", afirmou Ricardo de Abreu, aludindo à obra em edificação na comuna do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, a 30 quilómetros do centro de Luanda.

Em Outubro de 2017, após uma visita realizada pelo Presidente angolano, João Lourenço, foi anunciado que o NAIL deveria começar as operações. em 2019, um atraso de dois anos em relação à previsão anterior, tendo o adiamento sido justificado por dificuldades financeiras.

O Governo prevê que o novo aeroporto internacional de Luanda, em mais de 90 por cento de execução,  possa acolher até 15 milhões de passageiros por ano.

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0