Noventa milhões de euros para as estradas
Foram disponibilizados noventa milhões de euros pelo executivo, para manutenção e conservação de estradas e infra-estruturas públicas a nível das províncias e municípios

Publicidade

Publicidade

Manuel Tavares de Almeida, que falava à imprensa, depois de uma apresentação na VII edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), disse que o processo de aquisição dos meios está dividido em duas fases. A primeira fica concluída este mês, com a entrega dos equipamentos à maioria das províncias.

Nesta primeira fase, disse, serão entregues 15 kits a todas as províncias, com excepção do Huambo, Benguela e Luanda. A segunda etapa contempla mais 20 kits, que farão a cobertura de dois kits por província.

"É um processo contínuo no sentido de dar cobertura ao fornecimento de kits aos 164 municípios do país", sublinhou.

No caso de Cabinda, explicou, há um programa especial de transportação dos equipamentos para aquela província, devido à descontinuidade geográfica, seguindo por via marítima, a partir de Luanda.

Manuel Tavares de Almeida explicou que a continuidade do fornecimento dos kits dependerá da disponibilização de recursos financeiros, condicionados pela crise que o país atravessa.

Com os kits, disse, as províncias poderão fazer muita coisa, com base em iniciativas locais de abertura de acessos, reparação de rodovias, evitar a progressão de ravinas e chegar aos campos de produção agrícola.

Segundo o ministro, a responsabilidade da gestão e manutenção desses kits caberá às províncias, enquanto o Ministério vai garantir a formação dos formadores que vão trabalhar com os técnicos das províncias.

Está previsto o dia 18 de Novembro o início dos cursos, por regiões, para a formação de formadores. Os cursos decorrerão nas províncias do Bengo, Benguela e Namibe, com a participação de técnicos das regiões Norte, Centro e Sul respectivamente.

“Os formadores terão aulas com os representantes dos fornecedores e dos fabricantes, que virão do exterior, para ministrar aulas de operação e de manutenção dos equipamentos que vão receber, para que sejam bem operados e mantidos”, apontou.

O ministro da Construção e Obras Públicas exortou os governos provinciais a efectuarem a supervisão da utilização e manutenção desses equipamentos, alertando aos responsáveis das infra-estruturas técnicas, a nível das sedes municipais, que tenham “o planeamento de manutenção, façam o controlo, o acompanhamento e sejam rigorosos” no cumprimento das instruções dos fabricantes.

O Fórum, organizado pelo Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, foi orientado pelo ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior. Participam no encontro, que termina hoje, os administradores dos 164 municípios do país.

JA

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1