Navio de guerra dos Estados Unidos 'invade' águas de Angola
Navio norte-americano USS Hershel “Woody” Williams (ESB 4), da base marítima expedicionária da classe Lewis B. Puller, atracou ontem no Porto Comercial de Luanda.

Durante a estadia no Porto de Luanda, o navio norte-americano vai acolher uma recepção, ocasião em que os membros da tripulação vão fortalecer as relações com altos dirigentes do Executivo e altas patentes das Forças Armadas Angolanas (FAA). A tripulação vai participar, também, em acções comunitárias ao lado dos marinheiros angolanos.

 "Após um longo período de tempo no mar, onde trabalhámos, lado a lado, com os nossos parceiros angolanos no exercício marítimo Grand African NEMO, temos a oportunidade de construir a parceria com esta visita a Luanda”, declarou o comandante do USS Hershel "Woody” Williams, capitão Michael Concannon, para quem a tripulação está ansiosa para aprender sobre a gastronomia angolana, apreciar paisagens e a música nacional.

 O navio norte-americano visitou Luanda pela última vez em Setembro de 2021, no quadro da parceria entre Angola e os Estados Unidos, consubstanciada na promoção da paz e segurança em África. É a primeira embarcação de guerra designada permanentemente para a área de responsabilidade do Comando para África dos EUA.

 Os Estados Unidos da América trabalham em estreita colaboração com Angola na segurança marítima e na consciencialização do domínio marítimo. Nesse domínio, o país participou, em Março deste ano, no exercício Obangame Express, patrocinado pelo Comando Africano dos EUA.

 Esses exercícios fortalecem as parcerias e permitem que os países trabalhem mais de perto em desafios marítimos transnacionais compartilhados, como o controlo das águas territoriais, combate ao tráfico e à pirataria.

 A classe de navios ESB é uma plataforma "altamente flexível”, usada numa ampla gama de operações militares, actuando como base marítima móvel. Faz parte da infra-estrutura crítica de acesso que suporta o desdobramento de forças e suprimentos para apoiar as missões atribuídas.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0