Não há festa do branco: Novas medidas proíbem reveillon mas abrem igrejas e mercados
Os bancos comerciais vão a partir de sábado trabalhar das 8 às 17 horas. As novas medidas permitem festas de natal e fim de ano familiares com até 15 pessoas.

O Governo actualizou hoje as novas medidas sobre a Situação de Calamidade, a entrar em vigor a partir de sábado, 12. Adão de Almeida, ministro de Estado e da Casa Civil do Presidente da República, deu a conhece, justificou as novas medidas com o ligeiro abrandamento de casos positivos nas últimas semanas. Deixa claro, em tom de alerta, se poderá agravar se a situação obrigar.

Fica assim permitido ajuntamento de dez pessoas na via pública, anteriormente cinco. O funcionamento dos serviços privados das 6 às 16 horas. As agências bancárias a partir do dia 21 a 31 de Dezembro passam a trabalhar até 17 horas, dispondo de 75% da força de trabalho, com vista a atender o maior número de utentes motivado pela quadra festiva. 

Agora é permitido o agrupamento para prática desportiva até dez pessoas, não mais cinco. O comércio de bens e serviços estende-se até 21 horas, com 75% da força de trabalho, no sentido de dar resposta ao presumível aumento da procura. Igualmente, para os restaurantes, estarão abertos até 21 horas.

O funcionamento dos mercados e venda ambulante tem dias alargados. Agora, com cinco dias, de terça a sábado, com interrupção no domingo e segunda para higienização.      

Quanto as festividades, continuam impedidas. É proibida a realização de festas em salões e locais similares. Desta feita, está proibida as habituais festas de final de ano. No entanto, é permitido o ajuntamento familiar para a festa de natal ou convívio de fim de ano com o máximo de 15 pessoas.

Também as actividades religiosas foram desagravadas, sai de quatro dias na semana para todos os dias a partir de 21 de Dezembro até 01 de Janeiro. Depois do dia 01 de Janeiro de 2021 volta aos quatro dias. 

A actividade balneária continua expressamente proibida. É obrigatório o uso de máscaras em locais públicos.

A capital continua sob cerca sanitária, saídas somente diante de testagem. O novo decreto abre excepção aos camionistas e ajudantes, transportando bens essenciais para o natal, estes não pagarão os testes. 

Nas últimas 24 horas o país registou 121 novos casos positivos, 4 óbitos e 100 recuperados.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
2
   
0
   
1
   
1
   
0