Morreu o deputado N'zau Puna - Teve passagem pela UNITA e o MPLA


O nacionalista e deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar do MPLA, Miguel Maria N’Zau Puna, faleceu hoje, domingo, 17, nas primeiras horas, na clínica Girasol, em Luanda, vítima de doença, aos 90 anos de idade.

Miguel Maria N’zau Puna, nasceu em 1932, em Cabinda. Perseguido pelo colonialismo português, exilou-se no Congo-Léopoldville, em 1961 e aderiu à União dos Povos de Angola (UPA). Foi secretário-geral, comissário político geral das FALA e comandante militar.

Esteve presente nos acordos entre o MPLA e a UNITA de 1974, chefiou a delegação da UNITA na tomada de posse no Governo de Transição e participou nos Acordos de Bicesse. Em 1992 abandonou a UNITA e fundou, com Tony da Costa Fernandes e George Chicoty, a Tendência de Reflexão Democrática (TRD). 

Foi também embaixador da República de Angola no Canadá e deputado pelo Grupo Parlamentar do MPLA.

Em Junho de 2019, publicou a sua autobiografia intitulada “Mal Me Querem". O livro tem a chancela da editora “Guerra e Paz”, que diz tratar-se de “um contributo essencial para compreender os últimos 50 anos da história de Angola”.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   

Comentários