Moçambique selecciona empresa de Isabel para manutenção de maior central solar
A Efacec, controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos, ganhou o contrato para a operação e manutenção da central solar de maior capacidade em Moçambique, anunciou esta quarta-feira a empresa em comunicado.

“A Efacec foi seleccionada para o contrato de engenharia, compra e construção para operação e manutenção (O&M) de uma central solar de 41 MW, potência instalada, localizada em Metoro, norte de Moçambique”, refere a empresa.

A infraestrutura, inserida numa área de cerca de 138 hectares, “possui uma capacidade de produção de 68 GWh por ano” e deverá iniciar a produção de energia eléctrica no final de 2020, adianta o comunicado.

Para a Efacec, que opera há mais de 20 anos no mercado moçambicano, este é “um projecto emblemático”, que vem reforçar a sua presença no mercado e na região, cujo projecto foi desenvolvido pela Neoen, conjuntamente com (EDM) Empresa de Eletricidade de Moçambique, através da empresa “Central Solar Metoro”.

O contrato "inclui o fornecimento do EPC engenharia, compras e construção completo, incluindo a interconexão, em alta tensão, à subestação da EDM e garantias associadas à operação da central de energia solar, bem como um contrato de longa duração para a operação e manutenção O&M, daquela infraestrutura”, esclarece o documento.

Para Moçambique, esta central vem contribuir para o objectivo do país, de diversificar fontes de energia e descentralizar a produção, tendo como meta o acesso de 100% da população moçambicana à electricidade até 2030.

Fonte: Angola 24 Horas

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

REAÇÕES

1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0