MINSA garante que nenhum angolano está infectado pelo coronavírus na China
Nenhum dos cerca de 200 angolanos que vivem na China está infectado pelo coronavírus, o misterioso surto viral que, desde o dia 12 deste mês, assola algumas regiões daquele país asiático, garantiu, em Luanda, a ministra da Saúde.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O surto, que teve o epicentro na cidade de Wuhan, já afectou 1.300 pessoas e causou 41 mortos, colocou outros países em estado de alerta. O número de infectados com o vírus ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior ao avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. 

Em declarações à imprensa, no final do encontro, a ministra da Saúde disse que Angola tem já traçado um plano de contingência a ser executado por vários órgãos ministeriais, para o controlo e prevenção de uma eventual epidemia no país.

“O nosso país tem uma grande circulação de pessoas e bens vindas da China e da Ásia, então é preciso que tomemos as medidas que se impõem, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse Sílvia Lutucuta.

Trabalham em conjunto técnicos dos Ministérios do Interior, Transportes, Comércio, Comunicação Social e outros subsistemas de Saúde do sector público, e, até ao momento a região africana não registou nenhum caso de coronavírus, mas a ministra sublinhou a necessidade de reforçar a prevenção.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, há equipas de técnicos de Saúde Pública, munidos com equipamentos sensoriais, detectores e medidores de temperatura corporal.

Sílvia Lutucuta garantiu que as equipas do Ministério da Saúde estão preparadas para, na eventualidade de se detectar um caso, isolar rapidamente o passageiro, que deve receber os primeiros socorros e depois ser evacuado para uma unidade de referência para ser submetido ao devido tratamento.

Fonte: JAOnline

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0